segunda-feira, 5 de julho de 2010

A multiplicação de vampiros

           Os jovens adoram histórias de vampiros: Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse, entre outros. Que tal aproveitarmos essa onda de vampirismo, para trabalharmos nas aulas de Matemática?
           Para isso, estou postando para vocês esses dois textos que envolve multiplicação, potenciação, medidas de tempo, árvore de possibilidades, entre outros, onde o professor terá total liberdade para estar adaptando conforme sua turma ou sua aula!



Matemática prova que vampiros não existem

         Para decepção dos fãs de "Crepúsculo", vampiros não existem e nunca poderiam ter existido. Segundo o professor Costas Efthimiou, da Universidade Central da Flórida, caso essa hipótese fosse real, todos os humanos já teriam se transformados em seres das trevas.
         A conta que Efthimiou realizou foi a seguinte: em janeiro de 1600 a população mundial era de um pouco mais de 536 milhões de habitantes, se um vampiro surgisse no primeiro mês e sugasse o sangue de uma pessoa por mês, então em fevereiro seriam dois, em março seriam quatro e assim por diante. Ao final de dois anos e meio, toda a população já teria se tornado vampira. A conta não leva em consideração o processo de mortalidade, que faria diminuir a porcentagem de adultos na época de reprodução. Ainda que a população crescesse aceleradamente os vampiros sairiam vitoriosos no final, pois é impossível dobrar a população do mundo de um mês para outro.
         Conclusão: como ainda existe humanos no mundo, inclusive você que está lendo este texto, vampiros não existem. Ou seja, nos livros o vampiro Edward Cullen pode até ser bom na escola, mas deve ter faltado nas aulas de álgebra!

Rafael Kato, Abril.com, outubro de 2008.


Multiplicação de Vampiros

         Todo mundo já ouviu falar em vampiros, criaturas terríveis que, segundo a lenda, vivem de sangue humano, atacando as pessoas à noite, quando elas estão dormindo. Dizem que, para se manter ao menos uma pessoa por semana, e quem é mordido também se torna vampiro.
         Você pode usar a multiplicação para provar a seus amigos que não existem vampiros de verdade!
         Suponha que um vampiro, no começo da semana, morda uma pessoa no final da semana, ela também será um vampiro. Teremos então 2 vampiros.
        Na segunda semana, cada um desses vampiros morderá alguém, e as duas pessoas mordidas se tornarão vampiros. Assim, no final da segunda semana, os vampiros serão 4.
        Viu o que está acontecendo? A cada semana duplica o número de vampiros. Duplicar é exatamente a mesma coisa que multiplicar por dois. Se isso continuar, o número de vampiros crescerá rapidamente.
        Lá pela décima semana, haverá 1024 vampiros.
        Pela vigésima semana, eles já serão 1 048 576, mais de um milhão!
        Na trigésima segunda semana haverá 4 294 967 296 vampiros, isto é, mais que quatro bilhões.
        Mas espere: existem apenas seis bilhões de pessoas no mundo inteiro! Portanto, como se vê, se algum dia tivesse existido um só vampiro, todas as pessoas do mundo teriam se tornado vampiro em pouco mais de trinta e duas semanas! Como sabemos muito bem que você e seus amigos não são vampiros, é evidente que nunca houve nenhum vampiro...

Matemágica, Rio de Janeiro: Delta 1998.
Trocando idéias

Segundo o texto: Multiplicação de vampiros, “lá pela décima semana, haverá 1024 vampiros”. Vamos verificar como se chegou a esse resultado?

1ª atividade: Um vampiro morde uma pessoa na 1ª semana. Quantos vampiros há na 1ª semana?

2ª atividade: Cada um desses vampiros morderá outra pessoa na semana seguinte. Quantos vampiros haverá na 2ª semana? Indique a multiplicação correspondente.

3ª atividade: Cada um desses vampiros da 2ª semana morderá uma nova pessoa na 3ª semana. Quantos vampiros haverá na 3ª semana?

4ª atividade: Faça um esquema do tipo “árvore” para representar a quantidade de vampiros na:
a) 4ª semana
b) 5ª semana

5ª atividade: Como você faria para calcular o número de vampiros na 10ª semana, sem utilizar o esquema de figuras?

6ª atividade: Como seria a multiplicação de vampiros, segundo o texto: Matemática prova que vampiros não existem? Existe alguma diferença?

Atividade desenvolvida pela profª Catalina Borrallo (escola Armindo Ramos) e adaptada pela profª Paula Massae.

0 comentários:

Postar um comentário

Sugestões de Leitura

  • Almanaque das Curiosidades Matemáticas - Ian Stewart, Editora Zahar.
  • Jogos e Atividades de Matemática do Mundo Inteiro - Cláudia Zaslavsky, Editora Artmed.
  • O diabo dos números - Hans Magnus Enzensberger, Cia Das Letras.
  • O teorema do Papagaio - Denis Guedj, Cia Das Letras.