sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Mandalas e a Simetria

         Traduzindo do Sânscrito, a palavra Mandala significa: “conter”. Também pode ser traduzido como “círculo ou circunferência”, “totalidade”, “plenitude”, derivando do termo tibetano “dkyilkhor”. De origem Hindu, este termo tem sido utilizado em diversas interpretações e religiões:
Hinduísmo: Presente no “Rigved”, um dos quatros textos sagrados do hinduísmo conhecidos como “Vedas”. Escrito aproximadamente em 1500 a 1000 anos a.C., e ainda em uso, divide-se em dez livros, conhecidos como Mandalas. Enquanto figura é profusamente utilizada na decoração de templos.

Budismo: No ramo tibetano do budismo “Vajravana” as Mandalas apresentam-se na forma de pinturas de areia, tendo grande significado espiritual nos elementos decorativos utilizados e disposição dos elementos. Em qualquer vertente desta religião a Mandala é um símbolo espiritual e sagrado de busca de plenitude e auxiliar à meditação e harmonia.

Cristianismo: É um elemento arquitetônico e decorativo que se pode encontrar em diversos templos, assumindo o termo de “rosácea” na cultura européia.

         A Mandala é a representação icônica dos princípios base da geometria sagrada, tese segundo a qual a geometria é a forma ordenada da criação. Todas as grandes civilizações antigas utilizavam a geometria na edificação de templos e manifestações de crenças. A título de exemplo, a estrutura das cidades incas foi concebida a partir do quadrado e círculo como elementos de disposição. Para os comuns mortais, e independentemente de todas as interpretações espirituais e religiosas, a Mandala é um elemento decorativo atraente. Tem propriedades relaxantes. Admirar uma Mandala poderá ser um auxiliar à serenidade.





Atividade: “Criando uma mandala”

Material: Cd’s (de preferência usado), tinta relevo (a cor que quiser), cola branca, pedrinhas coloridas ou miçangas, linha de nylon, tesoura, riscos das mandalas (modelos) e caneta.

Objetivo: utilizar a confecção da mandala para visualizar e trabalhar com a simetria rotacional.

Como fazer:

- Verificar com uma chave de fenda se o cd ou DVD possui uma camada plástica e retirá-la.
- Fure com a ajuda de um furador a parte de cima do cd (em qualquer lugar).
- Escolher uma das partes e riscar o molde da mandala.
- Pinte com a cor que desejar sua mandala e deixe secar.
- Pendure a linha de nylon decorada com miçangas ou pedrinhas.
- Agora, veja qual o valor do ângulo de rotação obtido na imagem que você fez!!!
- Você consegue desenhar um modelo da figura que se repete a cada giro?

0 comentários:

Postar um comentário

Sugestões de Leitura

  • Almanaque das Curiosidades Matemáticas - Ian Stewart, Editora Zahar.
  • Jogos e Atividades de Matemática do Mundo Inteiro - Cláudia Zaslavsky, Editora Artmed.
  • O diabo dos números - Hans Magnus Enzensberger, Cia Das Letras.
  • O teorema do Papagaio - Denis Guedj, Cia Das Letras.