sexta-feira, 23 de abril de 2010

Arte é Matemática

         Que tal explorar a Matemática nos quadros de Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi, Mondrian, nas gravuras de Escher e entre outros artistas que desenham, pintam e encantam com suas obras maravilhosas!!!

1ª Atividade: "A Gare"

         Neste quadro “A Gare”-1925, de Tarsila do Amaral, você poderá trabalhar com seus alunos as idéias básicas da geometria, propiciando a você saber quais as formas e idéias geométricas prévias que seu aluno possui.


1ª parte: Explore o que o aluno conhece previamente sobre figuras geométricas, fazendo uma leitura da imagem, pergunte quais figuras geométricas ele conhece.
2ª parte: Explore os conceitos de planos bidimensionais e tridimensionais e proponha uma releitura da obra utilizando: embalagens de diversas formas, fios, recortes, tintas, entre outros.

2ª Atividade: "Os operários"

            Nesta obra, "Os operários"- 1933, de Tarsila do Amaral, entra em destaque a fase social da pintora, onde ela representa os vários rostos dos trabalhadores da recém-inaugurada indústria brasileira.


  
1ª parte: Proponha uma leitura da imagem com seus alunos, coletando dados da própria imagem, por exemplo, o  número de trabalhadores do sexo feminino e masculino entre outros. Construa uma tabela com esses dados.
2ª parte: Construa alguns gráficos (colunas, barras, setores) com a informação dessa tabela e faça uma análise dos mesmos, por exemplo: O número de homens é igual, maior ou menor que a de mulheres? Por que será que isso acontecia?


3ª Atividade: "Perpendiculares e paralelas"


          Piet Mondrian, artista modernista pintou diversas obras, em algumas delas se inspirou em retas e formas. Uma delas, a "Composição com vermelho, amarelo, azul e preto"- 1921, é que vamos estar utilizando nesta atividade.




         Nesta atividade, você poderá trabalhar as idéias e os conceitos de retas paralelas, retas perpendiculares, ângulos, composição e decomposição de figuras, os diferentes tipos de quadriláteros (quadrados, retângulos, paralelogramos e losangos) e seus conceitos. Explore e leia esta e outras obras desse artista!

4ª Atividade: "As simetrias de Escher"


         Abaixo temos uma gravura de Maurits C. Escher, "Ar e Água I"- 1938, onde obtemos os pássaros e os peixes, através de uma simetria de translação.



          Explore com seus alunos os tipos de simetrias e suas diferenças com essa e outras gravuras do artista!

5ª atividade: "Composição e decomposição"

         Nesta obra da artista Lygia Clark, "Plano superfícies moduladas", podemos explorar vários conceitos geométricos, entre eles: formas geométricas, perspectiva, e a composição e decomposição de figuras.


                                           

0 comentários:

Postar um comentário

Sugestões de Leitura

  • Almanaque das Curiosidades Matemáticas - Ian Stewart, Editora Zahar.
  • Jogos e Atividades de Matemática do Mundo Inteiro - Cláudia Zaslavsky, Editora Artmed.
  • O diabo dos números - Hans Magnus Enzensberger, Cia Das Letras.
  • O teorema do Papagaio - Denis Guedj, Cia Das Letras.