terça-feira, 6 de março de 2012

Estratégias importantes no ensino da Matemática


Dando continuidade as nossas leituras sobre Estratégias para o ensino da Matemática, publico para vocês mais uma maneira de trabalhar a Matemática em sala de aula, onde gosto sempre de lembrar que essa estratégia é muito importante tanto para o aluno quanto ao professor. Para o aluno, pois ele terá a oportunidade de registrar os seus procedimentos, ou seja de que maneira ele pensou para resolver uma situação problema ou um exercício. E ao professor, pois além de ser uma excelente ferramenta de avaliação, ele poderá verificar o pensamento ou os caminhos que seu aluno percorre para atingir o que ele propõe em suas aulas.
O texto a seguir faz parte de um artigo publicado na revista Nova Escola, para saber mais acessem: http://revistaescola.abril.com.br/

Registro Oral e Escrito


O que é?

Trabalho em que são explicitados os procedimentos e as formas de pensamento empregados na resolução de um problema, de um desafio ou de uma operação. A atividade é relacionada também à interpretação do registro matemático, que pode ser feito tanto oralmente - em discussões e exposições em sala de aula como por escrito.

Quando propor?

 Regularmente, como parte das sequências didáticas.

O que o aluno aprende?

 A sistematizar o conhecimento e socializá-lo, apropriando-se da linguagem matemática.

Como propor?

Por meio da elaboração de portfólios. Os registros permitem que o aluno consulte o que já fez e, assim, consiga evoluir o pensamento matemático.

Publicado em , Janeiro 2010, com o título "Questões essenciais".

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Sugestões de Leitura

  • Almanaque das Curiosidades Matemáticas - Ian Stewart, Editora Zahar.
  • Jogos e Atividades de Matemática do Mundo Inteiro - Cláudia Zaslavsky, Editora Artmed.
  • O diabo dos números - Hans Magnus Enzensberger, Cia Das Letras.
  • O teorema do Papagaio - Denis Guedj, Cia Das Letras.