
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Feliz dia dos professores!!!
“Só desperta paixão por aprender, quem tem paixão por ensinar."

Feliz dia dos Professores!!!!
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Conto: Dicionário das Formas
Que tal juntar uma boa leitura com a noção geométrica, é isso que autora Angela Lago propôs em seu conto o Dicionário das Formas. Aproveitem e uma boa leitura!!!!

ilustrado por Patricia Lima
Era uma vez eu, Zé Sorveteiro, que me apaixonei por uma princesa que acabara de chegar do outro lado da Terra. Bolei para ela um dicionário de quatro palavras: bola, quadrado, retângulo, triângulo. Japonês se escreve com desenhos. Com desenhos a princesa aprenderia português!
Não demorou, ela estava arrasando. Ia até meu carrinho e pedia, desenhando no ar:
- Triângulo-bola.
Sorvete na casquinha! O dicionário funcionava às maravilhas.
Eu? Mandava bilhetes. Desenhava um quadrado com um triângulo em cima e escrevia: casa!!! Caprichava nos pontos de exclamação. Casa!!! Casa!!! Fácil de entender: casa comigo.
Mas toda princesa tem uma fera para encontrar bilhetes. Uma hora a fera mandou me chamar. Aí
Aí eu transformei ponto de exclamação em sinal de aguaceiro:
- Um traço com um pingo é chuva. Três - !!! - muita chuva. Casa, chuva, chuva, chuva. Estou só avisando Cuidado com goteiras.
Acabei subindo e limpando as calhas do telhado do futuro sogro e as de cada um de seus amigos e parentes.
Hoje, 60 anos depois, repito, valeu a pena. E lá vou eu apanhar uns triângulos vermelhos para a minha rainha arrumar no triângulo do retângulo do quadrado da frente. Perfeito. Daqui a pouco a jarra da mesa da sala estará toda perfumada com os Como é mesmo? Vá lá! Com os triângulos vermelhos.
terça-feira, 20 de setembro de 2011
Prova Brasil 2011 - 9º ano
Números e Operações
Descritor 23: Identificar frações equivalentes.
Observe as figuras:
Pedrinho e José fizeram uma aposta para ver quem comia mais pedaços de pizza. Pediram duas pizzas de igual tamanho. Pedrinho dividiu a sua em oito pedaços iguais e comeu seis. José dividiu a sua em doze pedaços iguais e comeu nove. Então,
(A) Pedrinho e José comeram a mesma quantidade de pizza.
(B) José comeu o dobro do que Pedrinho comeu.
(C) Pedrinho comeu o triplo do que José comeu.
(D) José comeu a metade do que Pedrinho comeu.
Análise :
Neste problema, o aluno deve reconhecer a equivalência entre 6/8 e 9/12. Da maneira apresentada, com os desenhos das pizzas, ele pode lançar mão da representação gráfica, colorindo cada uma delas conforme dito no enunciado e, assim, concluir que as partes coloridas são iguais. O esperado, no entanto, é que ele saiba simplificar ambas as frações (6/8=3/4 e 9/12=3/4 ).
Sugestões e orientações:
O estudo das frações quivalentes podem ser feita com atividades onde os alunos recebem tiras iguais e dobram em diversas partes analisando aqueles em que são equivalentes, ou o uso dos discos de frações.
Quer saber mais, acesse: www.revistaescola.abril.com.br
Descritor 23: Identificar frações equivalentes.
Observe as figuras:

Pedrinho e José fizeram uma aposta para ver quem comia mais pedaços de pizza. Pediram duas pizzas de igual tamanho. Pedrinho dividiu a sua em oito pedaços iguais e comeu seis. José dividiu a sua em doze pedaços iguais e comeu nove. Então,
(A) Pedrinho e José comeram a mesma quantidade de pizza.
(B) José comeu o dobro do que Pedrinho comeu.
(C) Pedrinho comeu o triplo do que José comeu.
(D) José comeu a metade do que Pedrinho comeu.
Análise :
Neste problema, o aluno deve reconhecer a equivalência entre 6/8 e 9/12. Da maneira apresentada, com os desenhos das pizzas, ele pode lançar mão da representação gráfica, colorindo cada uma delas conforme dito no enunciado e, assim, concluir que as partes coloridas são iguais. O esperado, no entanto, é que ele saiba simplificar ambas as frações (6/8=3/4 e 9/12=3/4 ).
Sugestões e orientações:
O estudo das frações quivalentes podem ser feita com atividades onde os alunos recebem tiras iguais e dobram em diversas partes analisando aqueles em que são equivalentes, ou o uso dos discos de frações.
Quer saber mais, acesse: www.revistaescola.abril.com.br
sábado, 17 de setembro de 2011
Prova Brasil 2011 - 9º ano
Descritor 9: Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas.
Observe a
figura.

Quais as coordenadas de A, B e C, respectivamente, no gráfico?
(A) (1,4), (5,6) e (4,2)
(B) (4,1), (6,5) e (2,4)
(C) (5,6), (1,4) e (4,2)
(D) (6,5), (4,1) e (2,4)
Análise:
Localizar pontos no plano cartesiano requer a compreensão de que são necessárias duas informações que, por convenção, são dadas pelo par ordenado(x; y). Além disso, para resolver a questão proposta, o aluno deve supor os valores intermediários ou contar as linhas no eixo x e no eixo y, que não estão explícitos, considerando que cada quadradinho equivale a 1.
Sugestões e orientações:
O jogo de batalha naval ajuda na compreensão do uso de um par de informações para a determinação de cada ponto no plano cartesiano além da ordem preestabelecida para a identificação correta do ponto desejado. Outra opção é a leitura e a localização de endereços em guias de rua, em que as coordenadas são representadas por letras e números, referentes à informação horizontal e à vertical.
Quer saber mais, acesse: www.revistaescola.abril.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)
Sugestões de Leitura
- Almanaque das Curiosidades Matemáticas - Ian Stewart, Editora Zahar.
- Jogos e Atividades de Matemática do Mundo Inteiro - Cláudia Zaslavsky, Editora Artmed.
- O diabo dos números - Hans Magnus Enzensberger, Cia Das Letras.
- O teorema do Papagaio - Denis Guedj, Cia Das Letras.