Olá professores, ao fazer as visitas em nossas escolas, pude verificar que muitos ainda possuem dificuldades ao elaborar estratégias para o ensino da Matemática. Realizando algumas pesquisas, encontrei um excelente artigo que irá ajudá-los a pensar um pouquinho mais sobre o assunto. O texto abaixo faz parte de um artigo publicada no site da Nova Escola (http://revistaescola.abril.com.br/), onde são propostas diversas estratégias de se ensinar Matemática. Para um melhor estudo acessem o artigo completo no site da revista. Boa leitura!!!!
Estratégias de cálculo
O que são?
Atividades em que são desenvolvidos caminhos próprios para chegar ao resultado de uma operação. A garotada pode fazer estimativas, recompor, arredondar e aproximar números. A escolha entre a calculadora e o algoritmo (conta armada) deve ser intencional. Os problemas em que se usa a estimativa podem ser vinculados a questões do dia a dia. Por exemplo: quanto tempo se leva para chegar a algum lugar. No cálculo mental exato e de resultado aproximado, a memória é importante.
Quando propor?
Em sequências didáticas específicas, em atividades de sistematização e como trabalho permanente, vinculado aos conteúdos vistos em sala.
O que o aluno aprende?
A construir estratégias de cálculo e decidir-se pela mais eficaz. Ele ainda adquire hábitos de reflexão sobre os cálculos e dispõe de meios permanentes de aproximação e controle sobre o que obtém. Ao estimar resultados, faz a autocorreção: se a resposta está distante da estimativa, algo está errado.
Como propor?
Por meio de atividades realizadas de forma independente, durante as quais os estudantes possam se escutar e outorgar valor às palavras dos colegas - e não somente às ditas pelo professor. Assim, todos têm a oportunidade de sugerir formas de solucionar os problemas e cada um define a melhor estratégia.
Publicado em , Janeiro 2010, com o título "Questões essenciais".
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