terça-feira, 11 de maio de 2010

Copa do mundo 2010

      Ano de copa do mundo, porque não aproveitarmos a euforia dos jogos para trabalharmos alguns assuntos em nossas aulas. Boa parte da turma nem imagina quanta Matemática existe nos jogos de futebol. Ela esta presente na elaboração das tabelas dos jogos, na geometria dos campos, nas estatísticas dos jogos (média de gols, número de passes, faltas, cartões e etc), e até mesmo sem perceber utilizar o cálculo mental que os jogadores fazem para estimar a distância em que está o companheiro ou a força que precisa ter o chute para chegar ao gol em uma falta ou em um pênalti. Essa pode se tornar fantástica e principalmente em um excelente aprendizado!!!
      Veja algumas atividades:

atividadade: "Analisando um jogo de futebol"

a) Utilizando a tabela dos jogos, faça uma leitura e a interpretação dos dados.
b) Leve a turma a contar o total de jogos de cada grupo na primeira fase.
c) Proponha o levantamento de possibilidades. (Exemplo: Qual a chance da seleção brasileira passar para as oitavas de final, mesmo perdendo duas das três partidas da primeira fase?).
d) Explique os critérios da FIFA para passar as fases do campeonato, "saldos dos gols" (o número de gols marcados menos o de gols sofridos...).
e) Monte algumas árvores de possibilidades, com palpites dos alunos nos jogos.



atividade: Trabalhando com a geometria no campo.


                        

a) Proponha aos alunos um levantamento dos campos que serão utilizados nos jogos da copa e de suas medidas (largura e comprimento).
b) Após o levantamento das medidas, monte com um jornal ou risque no chão com giz um quadrado com 1m de lado e pergunte:

    - Quantos quadrados iguais a esse, dispostos em sequência, serão necessários para completar a linha lateral e a linha de fundo?
    - Quantos dos mesmos cabem no campo inteiro?

c) Em um segundo momento, proponha um trabalho de escalas com as medidas oficiais e peça para que eles façam um desenho desses campos, identificando consequentemente, as figuras geométricas utilizadas nesse desenho.

3ª Atividade: "A geometria da bola de futebol"

    Leia o artigo, "Por que a bola é redonda" de Gustavo Rubini, com seus alunos e o discuta com eles todas as possibilidades levantadas sobre o formato da bola. Se possível, faça uma análise concreta, utilizando as formas geométricas para a bola, ou até mesmo, construa com eles os formatos das mesmas usando diversos materiais.
    Que tal após essa análise construir a bola utilizando moldes de pentágonos e hexágonos?


                                             
     Para ler o texto, acesse o link abaixo:


Quer saber mais, leia o artigo: "A Matemática do futebol", Revista Nova Escola, Edição 192.

0 comentários:

Postar um comentário

Sugestões de Leitura

  • Almanaque das Curiosidades Matemáticas - Ian Stewart, Editora Zahar.
  • Jogos e Atividades de Matemática do Mundo Inteiro - Cláudia Zaslavsky, Editora Artmed.
  • O diabo dos números - Hans Magnus Enzensberger, Cia Das Letras.
  • O teorema do Papagaio - Denis Guedj, Cia Das Letras.