Dando continuidade as nossas leituras sobre Estratégias para o ensino da Matemática, publico para vocês mais uma maneira de trabalhar a Matemática em sala de aula, onde gosto sempre de lembrar que essa estratégia é muito importante tanto para o aluno quanto ao professor. Para o aluno, pois ele terá a oportunidade de registrar os seus procedimentos, ou seja de que maneira ele pensou para resolver uma situação problema ou um exercício. E ao professor, pois além de ser uma excelente ferramenta de avaliação, ele poderá verificar o pensamento ou os caminhos que seu aluno percorre para atingir o que ele propõe em suas aulas.
O texto a seguir faz parte de um artigo publicado na revista Nova Escola, para saber mais acessem: http://revistaescola.abril.com.br/
Registro Oral e Escrito
O que é?
Trabalho em que são explicitados os procedimentos e as formas de pensamento empregados na resolução de um problema, de um desafio ou de uma operação. A atividade é relacionada também à interpretação do registro matemático, que pode ser feito tanto oralmente - em discussões e exposições em sala de aula como por escrito.
Quando propor?
Regularmente, como parte das sequências didáticas.
O que o aluno aprende?
A sistematizar o conhecimento e socializá-lo, apropriando-se da linguagem matemática.
Como propor?
Por meio da elaboração de portfólios. Os registros permitem que o aluno consulte o que já fez e, assim, consiga evoluir o pensamento matemático.
Publicado em , Janeiro 2010, com o título "Questões essenciais".
0 comentários:
Postar um comentário