Datas e Horários |
Descrição |
Oficina 1
24 e 31/08 (4as feiras)
13h30 - 16h30 |
O ensino de números complexos sob outra perspectiva
André Quintal Augusto (estagiário - CAEM)
Orientação:
Prof. Rogério Augusto Chaparin (CAEM - IME - USP)
Resumo: o objetivo principal dessa oficina é estimular o raciocínio e
a habilidade na resolução de problemas de contagem, apresentando técnicas que
possibilitem a compreensão dos princípios e métodos existentes para se enumerar
possibilidades, sem a necessidade de fórmulas prontas. Deseja-se explorar
problemas clássicos e de diferentes graus de dificuldade, elaborando sequências
e estratégias vencedoras a fim de solucioná-los de modo claro e
objetivo.
Duração: 6 horas
Público Alvo: professores do
ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: atividade
gratuita. |
Oficina 2
26/08 e 02/09 (6as feiras)
13h30 - 16h30 |
O Princípio de Cavalieri
Profa. Aline dos Reis
Mateus (CAEM - IME - USP)
Prof. Raul Ferraz (IME - USP)
Resumo: faremos um breve estudo dos trabalhos de Arquimedes e,
especialmente, do chamado Princípio de Cavalieri, o que nos possibilitará partir
da noção intuitiva de volume e construir justificativas para as fórmulas
comumente utilizadas para cálculo do volume dos principais sólidos espaciais.
Duração: 6 horas
Público Alvo: professores do ensino
médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00 |
Oficina 3
03 e 10/09 (sábados)
09h00 - 12h00 |
Áreas sem fórmulas
Prof. Rogério Augusto
Chaparin (CAEM - IME - USP)
Resumo: pmostraremos que usando conceitos básicos como o da
proporcionalidade podemos demonstrar resultados geométricos de modo elegante,
resolver problemas e desafios e promover uma atitude investigativa, com o
objetivo de desenvolver o pensamento geométrico.
Duração: 6 horas
Público Alvo: professores do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da
rede pública de ensino: R$20,00 |
Oficina 4
10 e 17/09 (sábados)
09h00 - 12h00 |
Frações: significados e representações
Profa.
Ruth Ribas Itacarambi
Resumo: nessa oficina, apresentaremos os significados das principais
ideias relacionadas às frações, discutir as dificuldades encontradas no
ensino-aprendizagem dessas ideias, trabalhar as operações com diferentes
materiais didáticos e propor problemas e jogos como recursos didáticos para o
trabalho.
Duração: 6 horas
Público Alvo: professores do
ensino fundamental I.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00 |
Oficina 5
13 e 20/09 (3as feiras)
13h30 - 16h30 |
Equações: uma linguagem matemática para resolver
problemas
Profa. Zara Issa Abud (IME - USP)
Resumo: essa oficina tratará de equações de primeiro e segundo graus,
sistemas de equações lineares e alguns métodos de resolução, além de aplicações
à resolução de problemas.
Duração: 6 horas
Público Alvo:
professores de ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de
vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de
ensino: R$20,00 |
Oficina 6
23 e 30/09 (6as feiras)
13h30 - 16h30 |
Resolução de problemas com o uso do
Geogebra
Prof. Daniel Cérgoli (CAEM - IME - USP)
Resumo: softwares matemáticos podem ser utilizados como fortes aliados
ao processo de aprendizagem de conceitos e resultados matemáticos, tanto
algébricos quanto geométricos. Utilizaremos o software Geogebra a fim de
introduzir atividades diferenciadas de geometria e álgebra para o ensino médio,
explorar resultados conhecidos e ilustrar situações cuja compreensão seria
difícil sem o recurso visual.
Duração: 6 horas
Público
Alvo: professores do ensino médio.
Número de vagas: 30
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino:
R$20,00 |
Oficina 7
24/09 (sábado)
09h00
- 12h00 |
O jogo das frações
Prof. Ernesto Rosa
Resumo: nessa oficina os participantes terão contato com um jogo para
utilização no ensino e aprendizagem das operações com
frações.
Duração: 3 horas
Público Alvo: professores do
ensino fundamental I e pedagogos.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino:
R$10,00 |
Oficina 8
24/09 e 01/10 (sábados)
09h00 - 12h00 |
Soma de quadrados
Prof. Raul Ferraz (IME -
USP)
Resumo: nessa oficina, discutiremos a classificação dos inteiros que
são somas de dois quadrados e quando essa soma é única, a classificação todos os
inteiros que são soma de três quadrados e vamos mostrar que todo inteiro não
negativo é soma de quatro quadrados.
Duração: 6 horas
Público
Alvo: professores do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino:
R$20,00 |
Oficina 9
01/10 (sábado)
09h00 - 12h00 |
Curiosidades oportunas na aula de
Matemática
Prof. Márcio Cintra Goulart
Resumo: nessa oficina vamos explorar fatos matemáticos curiosos e
interessantes, aproveitando-os no trabalho com as classes, ensejando a
participação dos alunos. As atividades promovem a percepção de regularidades, a
observação de padrões, a necessidade de justificar resultados e apontar os
limites entre os quais vale o padrão.
Duração: 3 horas
Público
Alvo: professores do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número
de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de
ensino: R$10,00 |
Oficina 10
04 e 11/10 (3as feiras)
13h30 - 16h30 |
Episódios recentes da geometria euclideana
plana
Prof. Sérgio Alves (IME - USP)
Resumo: ao contrário do que muitos pensam, a geometria euclideana não
se esgotou com os resultados obtidos na Grécia Antiga. Utilizando como recurso
pedagógico as construções com régua e compasso, desenvolveremos uma série de
atividades na qual serão apresentados e discutidos alguns resultados geométricos
descobertos nos dois últimos séculos.
Duração: 6 horas
Público
Alvo: professores do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número
de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de
ensino: R$20,00 |
Oficina 11
07 e 14/10 (6as feiras)
13h30 - 16h30 |
A Matemática e o Estudo do Meio
Prof. Ernani Nagy
de Moraes (Escola de Aplicação - USP)
Resumo: o Estudo do Meio é uma metodologia de ensino rica e que deve
ser utilizada como um projeto interdisciplinar nas escolas. A Matemática,
presente claramente em nosso cotidiano, pode ser vivenciada em projetos como
esse. Observaremos que diversos conteúdos conceituais podem ser desenvolvidos
com Estudos do Meio. Verificaremos, por exemplo, como tratar alguns temas, tais
como proporcionalidade e trigonometria.
Duração: 6 horas
Público Alvo: professores do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da
rede pública de ensino: R$20,00 |
Oficina 12
08/10 (sábado)
09h00
- 12h00 |
Encontros e encantamentos com estatística e probabilidade na
sala de aula
Profª Vivilí Maria Silva Gomes (E.E. Cel. Bonifácio
de Carvalho, UMESP e GEPN-1)
Resumo: essa oficina pretende dar subsídios para que se estabeleça um
primeiro contato das crianças com as ideias estocásticas, onde conceitos de
combinatória e de aleatoriedade são considerados em situações contextualizadas e
com materiais concretos. Apresentaremos propostas e resultados de experiências
de sala de aula que estimulem o professor a desvendar junto com as crianças os
mistérios de um mundo não determinístico, porém, previsível.
Duração:
3 horas
Público Alvo: professores de educação infantil e professores
do ensino fundamental I.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino: R$10,00 |
Oficina 13
22/10 (sábado)
09h00
- 12h00 |
Todos os poliedros convexos de faces
regulares
Prof. Eduardo Colli (IME - USP)
Resumo: quando nos restringimos apenas aos poliedros convexos cujas
faces são polígonos regulares, logo nos lembramos dos exemplos clássicos: os
poliedros platônicos, os arquimedianos, prismas e anti prismas. Mas existem
outros? Quantos são? Nessa oficina o assunto será discutido com exemplos
concretos montados com um kit de encaixe de faces.
Duração: 3 horas
Público Alvo: professores do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da
rede pública de ensino: R$10,00 |
Oficina 14
04 e 18/11 (6as feiras)
13h30 - 16h30 |
Cartografia e Matemática
Flávio Matos Garbin
(Estagiário - CAEM - IME - USP)
Orientação: Profa. Cristina
Cerri (IME - USP)
Resumo: a construção do mapa-múndi traz o desafio d e representar
pontos de uma esfera no plano de modo a garantir que medidas como distância,
ângulo e área não sofram alterações. Porém, devido à impossilidade de se
planificar uma esfera, em qualquer mapa que represente o globo terrestre nem
todas essas medidas podem ser preservadas. Nessa oficina apresentaremos algumas
relações entre a Matemática e a Cartografia, proporcionando ao professor
conhecimentos que permitam a realização de um trabalho interdisciplinar, de
fácil contextualização, cujos conceitos matemáticos são
essenciais.
Duração: 6 horas
Público Alvo: professores do
ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: atividade gratuita
|
Oficina 15
19 e 26/11 (sábados)
09h00 - 12h00 |
Ideias de estatística para aprender e praticar na
escola
Prof. Marcos Nascimento Magalhães (IME - USP)
Resumo: discutiremos as ideias e a prática em sala de aula dos
seguintes itens: população e amostra; quantidades aleatórias; organização de
dados; gráficos e diagramas; medidas resumo.
Duração: 6 horas
Público Alvo: professores do ensino médio.
Número de
vagas: 50
Taxa: atividade gratuita |
0 comentários:
Postar um comentário