segunda-feira, 2 de julho de 2012

Pratos fracionários

Lembram daqueles discos de frações utilizados para o estudo de frações equivalentes, parte/todo, e outros conceitos fracionários?
Que tal trabalhar alguns conceitos de frações de forma lúdica?
Esta é a proposta desses objetos, utilizar pratos descartáveis com folhas coloridas sem se preocupar em como recortar certinho esses círculos. E também propor algumas ideias de partes de um todo.
Estudem e bom divertimento!!!!




Quer saber mais acessem: http://helpinglittlehands.blogspot.com/2011/03/kindergarten-pi-day-activities.html

Color sudoku

Para os fãs do Sudoku, aqui está uma proposta colorida deste jogo. O sudoku é um jogo que tem como proposta desenvolver o raciocínio lógico, a percepção visual e espacial.

Este segue a mesma proposta do sudoku com números, não se pode repetir cores nas caixas, nas linhas e nas colunas.





Quer saber mais acesse: http://theteachingpalette.com/2010/03/14/color-sudoku/ 

Tetraedro truncado

O Tetraedro truncado possui 8 faces, 18 arestas e 12 vértices. É uma figura composta por triângulos e hexágonos.





modelo de papel de un tetraedro truncado

Cuboctaedro


Para quem estiver interessado em trabalhar com os sólidos de Arquimedes iremos postar alguns moldes dessas figuras para montar. Começaremos com o Cuboctaedro, uma figura composta por 14 faces, 24 arestas e 12 vértices.




modelo de papel de un icosidodecaedro

Sólidos de Arquimedes

Os sólidos de Arquimedes ou poliedros semi-regulares são poliedros convexos cujas faces são polígonos regulares de mais de um tipo. Todos os seus vértices são congruentes, isto é, existe o mesmo arranjo de polígonos em torno de cada vértice. Além disso, todo vértice pode ser transformado em outro vértice por uma simetria do poliedro. Existem apenas treze poliedros arquimedianos.
 
Esses sólidos foram estudados por Arquimedes (287 - 252 a.C.), no entanto, os escritos originais deste autor estão perdidos. O quinto livro de “Mathematical Collection”, do matemático grego Pappus de Alexandria (cerca de 290 a 350 d.C.), faz referência aos estudos de Arquimedes sobre esses sólidos.


Os sólidos arquimedianos foram gradualmente sendo redescobertos durante o Renascimento, por vários artistas. Em 1619, na obra "Harmonices Mundi", Johanes Kepler (1571-1630) apresentou um estudo sistematizado sobre essa categoria de sólidos.


Sete dos treze arquimedianos (tetraedro truncado, cubo truncado, cuboctaedro, octaedro truncado, icosaedro truncado, icosidodecaedro, dodecaedro truncado) podem ser obtidos truncando um poliedro platônico. Três séries de truncamento geram esses sete arquimedianos:


- Cubo (platônico) – cubo truncado (arquimediano) – cuboctaedro (arquimediano) – octaedro truncado (arquimediano) – octaedro (platônico).


 


Quer saber mais acesse: www.es.iff.edu.br/poliedros/solidos_arquimedes.html

Sugestões de Leitura

  • Almanaque das Curiosidades Matemáticas - Ian Stewart, Editora Zahar.
  • Jogos e Atividades de Matemática do Mundo Inteiro - Cláudia Zaslavsky, Editora Artmed.
  • O diabo dos números - Hans Magnus Enzensberger, Cia Das Letras.
  • O teorema do Papagaio - Denis Guedj, Cia Das Letras.