terça-feira, 29 de novembro de 2011

Consciência Negra

Parabéns ao belíssimo trabalho das professoras do CESCON, que realizaram nesta semana uma oficina temática sobre a Consciência Negra, onde envolveram dentro do tema alguns conteúdos ligados a Matemática e a outras disciplinas.

Na 1ª oficina, as professoras Marília Macedo, Camila de Brito e Sandra Eliana, trabalharam diversas atividades como:

- A montagem de um livro de receitas com comidas típicas da África, onde todo o formato do trabalho foi através de um quebra-cabeça com intuito de desenvolver não só as estratégias de raciocínio lógico visual, mas também o vocabulário e os alimentos de origem africana, as medidas e grandezas matemáticas;



- Ao falar sobre a Capoeira, as professoras desenvolveram uma atividade com imagens de capoeirista, onde utilizando o transferidor os alunos puderam verificar alguns ângulos formados pela abertura de pernas e braços;




Na 2ª oficina, as professoras Maricélia, Elaine Bernardes e Maria da Penha trabalharam dentro da temática algumas atividades relacionadas à Matemática, como: Jogos Africanos, Triângulo do Preconceito, Quebra-cabeça sobre o continente Africano e entre outras.







Parabéns a todos que colaboraram com esse maravilhoso trabalho da oficina temática "Consciência Negra"!!!


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Cursos de Verão no Caem

Verão no CAEM

De 16 a 20 de janeiro de 2012


As datas e os horários de cada oficina, assim como os procedimentos para incrição serão informados em breve.



Oficina: Frações: significados, representações e uma introdução às operações.

Profª Martha Salerno Monteiro (IME-USP)

Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)

Resumo: Esta oficina tem como objetivo trabalhar com atividades que ajudem a entender diversos significados de frações, apresentando diferentes representações. Serão propostos problemas envolvendo as frações, proporcionando subsídios que ajudem os alunos a transpor obstáculos de aprendizagem desse conceito matemático. Indicaremos atividades que auxiliem no ensino de frações equivalentes e operações com frações.

Duração: 6 horas



Oficina: Problemas: aprender para resolver ou resolver para aprender?

Profª Aline dos Reis Matheus (CAEM-IME-USP)

Profª Cláudia Cueva Candido (IME - USP)

Resumo: Tradicionalmente, os problemas escolares são tarefas nos quais o aluno deve aplicar os conhecimentos previamente adquiridos. Nesta oficina, nosso objetivo é ampliar a concepção de resolução de problemas. Resolver um problema pode levar ao aprendizado tanto de conteúdos matemáticos quanto de estratégias para enfrentar desafios.

Duração: 3 horas



Oficina: O Princípio de Cavalieri.

Profª Aline dos Reis Matheus (CAEM-IME-USP)

Prof. Raul Ferraz (IME - USP)

Resumo: Estudaremos o chamado Princípio de Cavalieri, que nos possibilitará partir da noção intuitiva de volume e construir justificativas para as fórmulas comumente utilizadas para cálculo do volume dos principais sólidos espaciais.

Duração: 6 horas



Oficina: Análise combinatória sem fórmulas, enfatizando a habilidade em resolver problemas.


Profª Cristina Cerri (IME-USP)

Prof. Daniel Cérgoli (CAEM-IME - USP)

Resumo: O objetivo desta oficina é estimular o raciocínio e a habilidade na resolução de problemas de contagem, apresentando técnicas que possibilitem a compreensão dos princípios e métodos existentes para se enumerar possibilidades, sem a necessidade de fórmulas prontas. Discutiremos o ensino de combinatória, propondo atividades sobre os princípios básicos de contagem. Deseja-se explorar problemas clássicos e de diferentes graus de dificuldade, elaborando sequências e estratégias vencedoras a fim de solucioná-los de modo claro e objetivo.

Duração: 6 horas



Oficina: Aritmética nos anos iniciais.

Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM-IME-USP)



Resumo: Esta oficina tem o objetivo de propor atividades interessantes, desafiantes e investigativas para o desenvolvimento do raciocínio aritmético. Trabalhar com tarefas que facilitem a compreensão das propriedades das quatro operações básicas. Resolver problemas que mostrem as ideias pertinentes a cada operação, discutindo atividades para trabalhar em sala de aula.

Duração: 6 horas



Oficina: Decomposição de figuras geométricas: O teorema de Bolyai.

Profª Elvia Murab Sallum (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e IME-USP - Docente aposentada)



Resumo: Nesta oficina veremos que dadas duas regiões poligonais planas de mesma área podemos decompor uma delas, com um número finito de retas, de modo que justapondo as peças se obtenha a outra (Teorema de Bolyai). Por outro lado, veremos que o mesmo não acontece para sólidos dados um tetraedro regular e um cubo de mesmo volume, não se pode decompor um deles, com um número finito de cortes planares, de modo que justapondo as peças se obtenha o outro.

Duração: 6 horas


Qualquer dúvida acessem o link:

http://www.ime.usp.br/caem/verao_oficinas.php



Sugestões de Leitura

  • Almanaque das Curiosidades Matemáticas - Ian Stewart, Editora Zahar.
  • Jogos e Atividades de Matemática do Mundo Inteiro - Cláudia Zaslavsky, Editora Artmed.
  • O diabo dos números - Hans Magnus Enzensberger, Cia Das Letras.
  • O teorema do Papagaio - Denis Guedj, Cia Das Letras.