sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Cinematemática: A Matemática do espaço.

          O vídeo Geometria: A Matemática do espaço, faz parte de uma série de vídeos do programa Gestão da Aprendizagem Escolar,  Gestar II, que traz uma nova proposta de ensino para professores.
          Neste episódio, será  apresentado vários objetos e edificações em diversas cidades do país e do mundo, destacando suas formas e ângulos. O filme apresenta também uma ideia de como trabalhar o conteúdo de poliedros em sala, de uma maneira investigativa e construtiva. É um excelente recurso para o professor trabalhar de forma contextualizada o mundo geométrico da Matemática, fazendo com que este aprendizado tenha um significado para os alunos. Uma boa aula, e bom estudo!!!

         Pessoal, não consegui inserir o vídeo, estou postando um link de acesso, é só clicar e baixar o vídeo. Assim que conseguir postar o vídeo, mudarei a postagem!!!




 

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Dia das crianças

             Olá pessoal, estou postando para vocês algumas dicas de presentes para ser dado para nossas crianças neste dia tão especial, e é claro que a dica são jogos, jogos super interessantes e divertidos, para todas as crianças.
             Todos eles têm a intenção de prover o lúdico, mais em especial de desenvolver o raciocínio lógico, a atividade em grupo e o instinto investigativo. Por isso, eles são ótimos também para serem adaptados e utilizados em nossas aulas, não só de Matemática, mas também nas demais disciplinas. Um grande abraço, boas compras e bom divertimento!!!

Jogo: "Cilada" - Estrela

         Ao todo são 50 quebra-cabeças diferentes que podem vencer você! Escolha um dos quebra-cabeças e vá tentando encaixar suas peças. No começo é fácil, mas depois...cuidado! Use todo seu raciocínio, senão, você vai cair numa Cilada! Vá encaixando as peças sobre as formas correspondentes no tabuleiro, em qualquer ordem. Para vencer a Cilada, você tem que encaixar todas as peças do quebra-cabeças que você escolheu. Indicado para crianças a partir de 6 anos. O jogo lembra um pouco a ideia do Tangram (como jogo) e ao Pentaminós, diferindo deste último porque as peças possuiriam, no centro, cruzes, círculos e quadrados.


Jogo: "Hora do rush" - Big Star

         O Jogo Hora do Rush além de um jogo educativo é garantia de diversão. No jogo Hora do Rush, você terá que sair de um congestionamento, onde todos os seu movimentos são limitados pelos outros carros. Neste jogo as crian~ças terão que colocar toda a sua concentração e principalmente o  raciocínio lógico. 

            


Jogo: "Quadro a Quadro" - Estrela

         Quebre a cabeça neste jogo de raciocínio e agilidade. Sorteie uma seqüência no cubo e tente formá-la antes do seu adversário, tudo isso apenas deslizando as peças no tabuleiro.




Jogo: "Sudoku Júnior Turma da Mônica" - Grow

          Sudoku Júnior Turma da Mônica é um jogo de raciocínio e lógica. Simples, divertido e para jogar não é preciso fazer contas. Sudoku é uma palavra japonesa que quer dizer, número único. Para jogar, é preciso preencher as casas do tabuleiro com as fichas dos personagens da Turma da Mônica, sem repeti-los nas linhas, nas colunas ou nos quadrantes. São 50 desafios diferentes!








Sugestões de Leitura

  • Almanaque das Curiosidades Matemáticas - Ian Stewart, Editora Zahar.
  • Jogos e Atividades de Matemática do Mundo Inteiro - Cláudia Zaslavsky, Editora Artmed.
  • O diabo dos números - Hans Magnus Enzensberger, Cia Das Letras.
  • O teorema do Papagaio - Denis Guedj, Cia Das Letras.