segunda-feira, 17 de maio de 2010

Olha esses relógios!!!

Se você é um(a) apaixonado(a) por relógio como eu, olha estes que encontrei, o melhor de tudo é que eles unem duas paixões: relógios e a Matemática!!!



Folha de Fraude:

12 - a raiz cubo de 1728.
1 - constante Legendre é uma constante matemática que ocorre em uma fórmula conjecturou por Adrien-Marie Legendre para capturar o comportamento assintótico da função contando-prime. Seu valor é sabido agora para ser exatamente 1.
2 - A piada na matemática: um número infinito de matemáticos andar em um bar. O primeiro pede uma cerveja. As ordens segundo semestre uma cerveja. O terceiro, um quarto de uma cerveja. O barman diz: "Você é tudo idiota", e derrama duas cervejas.
3 - A XML caracteres Unicode "referência de caractere numérico."
4 - Aritmética Modular, também conhecida como aritmética do relógio, é um sistema de aritmética de inteiros, onde o número de quebra "em torno", após atingirem um determinado valor.
5 - A média de Ouro ... reworked um pouco.
6 - Três fatorial (3 * 2 * 1 = 6)
7 - A repetição decimal que arredonda para 7.
8 - Representação gráfica do código binário.
9 - Um exemplo de um número de base-4, que usa os dígitos 0, 1, 2 e 3 para representar qualquer número real.
10 - O coeficiente binomial.
11 - Um exemplo de codificação hexadecimal.

           Olha este aqui:


Fantástico!

domingo, 16 de maio de 2010

Trilha do resto


         Para aqueles que não conhecem esse jogo ele é muito legal para a molecada exercitar o cálculo mental, a tabuada e aquelas famosas "regrinhas" de divisibilidade que nós insistimos em fazer eles decorarem e que aqui eles percebem brincando!!! Professoras de 1º ao 5º ano usem e abusem desse jogo!!!

Objetivos:
- realizar o cálculo mental envolvendo a multiplicação e a divisão;
- observar regularidades e discutir noções de divisibilidade;
- exercitar a "tabuada";
- perceber a função do resto e do zero na divisão;




Material: tabuleiro da trilha, 4 peões e um dado.
Número de participantes: de 2 a 4 pessoas.
Regras do jogo:

- Na primeira rodada, cada jogador locomove seu peão na trilha, de acordo com o número lançado no dado.
- A partir da segunda rodada, o jogador lança o dado e o número sorteado será o seu divisor da operação a ser realizada. O dividendo é o número da casa em que o peão parou.
- O resto indica o número de casas que o jogador deve andar.
- A pessoa que, na sua vez, efetuar um cálculo errado perde sua vez de jogar.
- Será o vencedor quem sair da trilha primeiro.

Quer saber mais, leia: "Jogos e Resolução de problemas: Uma estratégia para as aulas de Matemática", Julia Borim - IME-USP, 1996.

sábado, 15 de maio de 2010

A Matemática do lixo

atividade: Leia o texto abaixo, discuta com seus alunos e trabalhe as situações-problema.

     O lixo produzido nas residências é chamado de lixo doméstico ou domiciliar e resulta de atividades cotidianas como: limpar a casa, cozinhar, ir ao banheiro, estudar, fazer compras, etc... No Brasil, cada pessoa produz entre 300 a 500 gramas por dia, podendo chegar a 1 kg por dia nos grandes centros urbanos, sendo que 50% correspondem a sobras de alimento, ou seja, resíduos orgânicos, e os outros 50% corresponde a materiais descartáveis.
     No decorrer do último século, a população mundial dobrou de tamanho, já somamos cerca de 6 bilhões de habitantes, todos produzindo lixo em maior ou menor quantidade. Em geral, quanto mais rico e industrializado for um país, maior será também a produção e o consumo de descartáveis, consequentemente, a quantidade de lixo produzido por seus habitantes será mais elevada, com plásticos, papéis e latas em abundância.
     Pensando nesta situação, vamos analisar o problema em nossa cidade:

- Agora tente se basear na informação do texto acima, e calcule: Quanto de lixo, aproximadamente, você e sua família produz em sua casa por dia? E por mês? E por ano?
- A cidade de São Vicente possui aproximadamente 320 mil habitantes. Vamos tentar calcular, aproximadamente, o quanto de lixo nossa população produz por dia? E por mês? E por ano?
- Analisando as informações, o que você acha que pode acontecer com essa grande quantidade de lixo produzido em sua cidade?

      Para tentar diminuir esse problema, são realizados diversos tipos de coleta de lixo, uma delas é a Coleta Seletiva ou coleta de produtos recicláveis é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis: papéis, embalagens plásticas, vidros, alumínios e metais, previamente separados e que podem ser reutilizados ou reciclados. Você sabia que a cidade São Vicente possui o sistema de coleta seletiva. Veja abaixo os dias da semana em que a coleta seletiva passa no seu bairro:


2ª feira:  Centro, Praias, Ilha Porchat, Vila Valença, Jd. Independência, Vila Voturuá e Humaitá.

3ª feira:  Vila São Jorge, Jd. Guassú, Vila Melo, Pq. São Vicente, Beira Mar e Pq. Continental.

4ª feira:  Catiapoã, Centro, Japui, Vila Jockey Club e Rio Branco.

5ª feira:  Pq. Bitarú, Vila N. S. de Fátima, Pq. Das Bandeiras e Gleba II.

6ª feira:  Vila Valença, Jd. Independência, Vila Voturuá, Cidade Náutica I, Tancredo Neves, Samaritá, Vila Emma e Vila Nova São Vicente.

Sábado:  Esplanada dos Barreiros, Vila Margarida e Cidade Náutica III.


atividade: "Tempo de degradação do lixo".

      No laboratório de informática, leve os alunos para jogar: "O tempo de degradação do lixo", é um jogo bem legal em que os alunos irão testar seus conhecimentos sobre os tipos de lixo e o tempo que ele leva para se decompor. Acesse o site: http://www.cambito.com.br/games/lixo.htm e uma boa aula!!!
      Se sua escola não tem acesso a internet, você pode imprimir o teste e distribuir aos alunos em sua aula.



atividade: Assista o vídeo abaixo com seus alunos e discuta com eles a importância sobre a reciclagem do lixo.




Para saber mais informações acesse os sites:    www.codesavi.com.br
                                                                                   www.meioambiente.pr.gov.br
                                                                                   www.planetasustentavel.abril.com.br
                                                                                   www.portaldoprofessor.mec.gov.br

terça-feira, 11 de maio de 2010

Copa do mundo 2010

      Ano de copa do mundo, porque não aproveitarmos a euforia dos jogos para trabalharmos alguns assuntos em nossas aulas. Boa parte da turma nem imagina quanta Matemática existe nos jogos de futebol. Ela esta presente na elaboração das tabelas dos jogos, na geometria dos campos, nas estatísticas dos jogos (média de gols, número de passes, faltas, cartões e etc), e até mesmo sem perceber utilizar o cálculo mental que os jogadores fazem para estimar a distância em que está o companheiro ou a força que precisa ter o chute para chegar ao gol em uma falta ou em um pênalti. Essa pode se tornar fantástica e principalmente em um excelente aprendizado!!!
      Veja algumas atividades:

atividadade: "Analisando um jogo de futebol"

a) Utilizando a tabela dos jogos, faça uma leitura e a interpretação dos dados.
b) Leve a turma a contar o total de jogos de cada grupo na primeira fase.
c) Proponha o levantamento de possibilidades. (Exemplo: Qual a chance da seleção brasileira passar para as oitavas de final, mesmo perdendo duas das três partidas da primeira fase?).
d) Explique os critérios da FIFA para passar as fases do campeonato, "saldos dos gols" (o número de gols marcados menos o de gols sofridos...).
e) Monte algumas árvores de possibilidades, com palpites dos alunos nos jogos.



atividade: Trabalhando com a geometria no campo.


                        

a) Proponha aos alunos um levantamento dos campos que serão utilizados nos jogos da copa e de suas medidas (largura e comprimento).
b) Após o levantamento das medidas, monte com um jornal ou risque no chão com giz um quadrado com 1m de lado e pergunte:

    - Quantos quadrados iguais a esse, dispostos em sequência, serão necessários para completar a linha lateral e a linha de fundo?
    - Quantos dos mesmos cabem no campo inteiro?

c) Em um segundo momento, proponha um trabalho de escalas com as medidas oficiais e peça para que eles façam um desenho desses campos, identificando consequentemente, as figuras geométricas utilizadas nesse desenho.

3ª Atividade: "A geometria da bola de futebol"

    Leia o artigo, "Por que a bola é redonda" de Gustavo Rubini, com seus alunos e o discuta com eles todas as possibilidades levantadas sobre o formato da bola. Se possível, faça uma análise concreta, utilizando as formas geométricas para a bola, ou até mesmo, construa com eles os formatos das mesmas usando diversos materiais.
    Que tal após essa análise construir a bola utilizando moldes de pentágonos e hexágonos?


                                             
     Para ler o texto, acesse o link abaixo:


Quer saber mais, leia o artigo: "A Matemática do futebol", Revista Nova Escola, Edição 192.

Sugestões de Leitura

  • Almanaque das Curiosidades Matemáticas - Ian Stewart, Editora Zahar.
  • Jogos e Atividades de Matemática do Mundo Inteiro - Cláudia Zaslavsky, Editora Artmed.
  • O diabo dos números - Hans Magnus Enzensberger, Cia Das Letras.
  • O teorema do Papagaio - Denis Guedj, Cia Das Letras.